4.297 imóveis devem ser inspecionados durante 2º ciclo do LirAa

16/04/2018

A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, deve realizar nos dias 16, 17 e 18 de abril o 2º Ciclo do LirAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti), ação que apresenta, de maneira rápida e segura, os índices de infestação larvários do mosquito. Os agentes devem passar em 4.297 imóveis, número definido com base na densidade populacional.

Ana Paula Baborsa, coordenadora do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Cascavel, explica que o índice de infestação do mosquito atrelado ao fato da doença estar em circulação no municipio faz com que os cuidados com a dengue precisem ser redobrados.

Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 105 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município, mas em uma quantidade específica de domicílios.

Durante a realização do LirAa é realizada técnica de pesquisa larvária, ou seja, são coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada extrato.

Repórter: Raquel Gomes

feito com
icone criação de sites